Chatbot em ascensão
Pesquisa aponta aumento do número de desenvolvedores de assistentes virtuais 17/08/2018 02:07
O chatbot é um setor em expansão e isso foi comprovado no mapa de ecossistema de bots. No último ano houve aumento de 27% nas empresas desenvolvedoras, segundo o relatório da Mobile Time. Participaram da pesquisa 66 empresas distribuídas por Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Alagoas. A maioria destas desenvolvedoras (43) está concentrada em São Paulo.

A pesquisa mediu também o tráfego de mensagens enviadas pelos bots dessas empresas durante o período de um ano. Constatou-se que no intervalo de tempo analisado, a quantidade de mensagens trocadas teve aumento de 60% - passou de 500 milhões em 2017 para 800 milhões em 2018.

Para Bruno Stuchi, CEO da Aktie Now - uma das participantes da pesquisa -, o aumento dessa demanda reforça o quanto as empresas estão buscando o aperfeiçoamento do atendimento. "Otimizar o atendimento ao cliente traz inúmeros benefícios, principalmente quando falamos em satisfação dos clientes, aumento de receita e redução de custos. As empresas perceberam que o atendimento ao cliente se tornou variável fundamental para manter-se competitivo no mercado", disse.

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