| Segunda-Feira - 29/5/2017
Pesquisar: busca:
Poupinha ganha nova versão
Atendente virtual ganha atualização e desenvolvedora recebe financiamento de R$ 1,4 mi 06/04/2017 12:55
O governador Geraldo Alckmin anunciou, ontem (5), novas funções da ferramenta de atendimento virtual do Poupatempo, o "Poupinha". As novidades foram apresentadas no evento "Inteligência Artificial para facilitar a vida dos cidadãos", que aconteceu no Campus São Paulo, espaço do Google para startups. Na oportunidade, Alckmin assinou contrato de financiamento da agência de fomento paulista Desenvolve SP, com a startup Nama, empresa responsável pela tecnologia usada no Poupatempo.

O atendente virtual, que tira dúvidas e faz agendamentos por meio de chat no portal do Poupatempo ou pelo Messenger, no Facebook, ganha agora esta segunda versão mais atualizada, que amplia sua capacidade de prestar informações aos cidadãos. O robô passa a ter maior capacidade de resposta para cidadãos que pedem informações sobre os serviços do Poupatempo. Além de fazer agendamentos, ele também vai tirar dúvidas sobre o serviço mais procurado, a Carteira de Identidade (RG). Em breve passará a informar também sobre outros serviços como CNH e Atestado de Antecedentes.

O governador Geraldo Alckmin destacou o que essa ferramenta só esta em uso graças ao Pitch Gov SP - convocação de empresas tecnológicas realizada em 2015, que viabilizou a parceria entre a Nama com o coverno do Estado. O programa busca aproximar o poder público das soluções inovadoras e tecnológicas desenvolvidas por startups para questões de interesse público que melhorem a prestação de serviços ao cidadão. Além da Nama, outras 11 empresas foram selecionadas e estão prestando serviços ao Estado de forma gratuita.

O Poupinha está em testes desde o final de dezembro de 2016 e já trocou mais de 8,3 milhões de mensagens em pouco mais de três meses. Foram mais de 540 mil chats pelo portal e pelo Facebook e mais de 217 mil agendamentos concluídos. A média de atendimentos é de 5,6 mil cidadãos por dia. "Estamos ganhando tempo, reduzindo custos e filas, atendendo com qualidade", comentou Alckmin sobre a ferramenta. "Vamos ampliar este trabalho, procurando atender melhor a população, de maneira mais rápida e mais eficiente por meio de inteligência artificial", disse.

Os testes com o Poupinha vão continuar até o dia 29 de junho, servindo como ´prova de conceito´ do Convênio entre a Secretaria de Governo e a Nama para subsidiar a licitação que será aberta para contratar o serviço. O Poupatempo e a Prodesp estão preparando especificações para o edital de licitação que será aberto a todas as empresas interessadas, inclusive a Nama, que participa do desenvolvimento e testes. O diretor de Serviços ao Cidadão da Prodesp, Ilídio Machado, responsável pela gestão do Poupatempo, explicou que o Poupinha é apenas um dos exemplos da estratégia de utilizar todas as tecnologias disponíveis para atender o cidadão. "Estamos investindo em canais eletrônicos, aplicativos e outras soluções como totens de autoatendimento para levar o serviço do Poupatempo até o cidadão", afirmou.

FINANCIAMENTO
O governo do Estado de São Paulo, por meio da Desenvolve SP - Agência de Desenvolvimento Paulista, assinou financiamento para a Nama, startup paulista responsável por desenvolver o sistema de inteligência artificial inédito no país, que vem prestando atendimento aos usuários do Poupatempo. O valor do financiamento é de R$ 1,4 milhão. A linha de financiamento utilizada foi a Inovacred, da Finep, com taxa de 0,60% ao mês, e prazo de até oito anos para pagamento, que inclui dois anos de carência. "Apoiar a inovação é contribuir para o crescimento de São Paulo. Projetos como o da Nama são importantes não só para a empresa que tomou o financiamento, mas para toda a sociedade, que poderá contar com serviços públicos mais eficientes," diz Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
 
http://callcenter.inf.br/