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Dados que viram informações estratégicas
A importância de processos avançados de higienização e enriquecimento do mailing 26/08/2016 04:10
» Sergio Moutinho
Seja em uma operação de vendas, seja em uma operação de cobrança, o mailing é parte fundamental. Afinal, é ele que coloca a empresa de frente com o cliente certo. Porém, para que seja eficiente é importante empregar um trabalho de higienização e enriquecimento da base. "O sucesso da operação está diretamente associado à qualidade do mailing list. Sem isso, não tem como realizar o trabalho", destacou Sergio Moutinho, especialista em análise estratégica de dados, hoje (26), durante o 1º Workshop Olos de Planejamento Estratégico de Cobrança, realizado em Atibaia (SP), e que conta com o apoio da Khomp e da SDC.

O consultor detalhou que tudo deve começar com um trabalho básico de higienização, corrigindo eventuais erros e padronizando os dados do cliente. Depois vem o enriquecimento, com o acréscimo de informações estratégicas. Só esse trabalho, segundo Moutinho, já ajuda a eliminar números de telefones inutilizados e agregar novos números para o contato. Porém, isso ainda é pouco, pois há o risco de incluir informações sem qualidade, o que pode gerar aumento de custo e redução do tempo produtivo. "Só isso já é válido em muitos casos, desde que exista um acompanhamento, mas, se possível, vale avançar ainda mais no processo", completa.

Como uma continuação do básico, ele indica a utilização do histórico do cliente (log) para o cruzamento de dados e enriquecimentos. São dados que muitas vezes a empresa já tem de outras campanhas, bastanto transformá-los em informações. O segundo passo é utilizar ferramentas conhecidas como "metralhadoras" para a qualificação de telefones. Só elas já trazem um ganho de 5% a 40%. Feito esses dois processos, deve-se ainda realizar um trabalho de priorização dentro dos números de telefone que possui do cliente. "Por fim, a empresa terá um mailing pronto para utilização operacional." Moutinho comentou ainda que é importante criar controles antes da utilização dos telefones ou estratégia. "Esses 'flags' permitem ter a visão dos dados sob todos os pontos de vistas necessários para avaliar o resultado. Por isso, é fundamental fazer todas os registros em cada etapa", detalhou.

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