É preciso agir no momento certo
Consultor comenta importância da inteligência emocional para a carreira 22/08/2018 12:03
» Roberto Vilela
Saber lidar com situações desafiadoras e estar pronto para conviver com diferentes perfis de pessoas pode ser mais importante que a própria formação de um profissional. Foi o que apontou pesquisa da consultoria TalentSmart, mostrando que 58% do desempenho no trabalho está ligado a inteligência emocional.

Assim, de acordo com o consultor empresarial Roberto Vilela, para se ter sucesso nesse quesito é preciso tempo, estudo e observação. "Além de formações complementares e apoio de especialistas no assunto, especialmente os gestores devem estar atentos a todas as situações do cotidiano. Muitas vezes observar é melhor do que falar e agir no momento certo é decisivo para motivar equipes e evitar conflitos", avalia.

Tanto em conflitos internos quanto em posicionamento de mercado, é fundamental, de acordo com Roberto, que o profissional seja esse observador. "Um dos grandes erros relacionados a inteligência emocional é agir por impulso. Na hora de cobrar um resultado, mediar um conflito ou buscar parcerias estratégias no seu segmento, você deve avaliar as possibilidades para ser assertivo no momento em que tomar uma decisão", indica.

Para ele, mais do que saber lidar com as situações tensas da rotina, inteligência emocional tem a ver com aproveitar as oportunidades do cotidiano. "Se relacionar vai além da simpatia ou de uma boa conversa. Está ligado à identificação de pessoas estratégicas para se conseguir bons resultados e criar ações para se estar perto delas. É o famoso networking", comenta.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
 
http://callcenter.inf.br/