A força da cultura organizacional
Executivos brasileiros destacam a importância de capacitar funcionários e construir uma cultura forte 18/05/2018 10:21
Os executivos brasileiros afirmam que a cultura organizacional é tão importante quanto a estratégia para o sucesso de uma empresa, ao mesmo tempo em que reconhecem a burocracia interna e o excesso de níveis hierárquicos como grandes entraves para o crescimento. Essas são algumas das conclusões da nova pesquisa da Bain, com mais de 1.200 executivos de todos os continentes, cem dos quais atuam no Brasil.

A capacitação e a confiança nos funcionários - e não o comando e o controle - são citadas por 90% dos líderes como práticas relevantes para o sucesso empresarial. Por outro lado, a famigerada burocracia foi mencionada por 61% dos executivos como fator negativo para o avanço das corporações. Além disso, a incerteza que paira sobre o ambiente de negócios brasileiro demanda uma adaptação ainda mais rápida da cultura por parte das empresas.

"A volatilidade exige que a organização tenha uma capacidade de se reconfigurar e se reposicionar no que provavelmente é um dos contextos mais desafiadores do mundo", diz Alfredo Pinto, sócio da Bain & Company. "Uma empresa com cultura de eficiência dificilmente vai se colocar em uma situação de ter processos decisórios lentos demais", completa.

A pesquisa também apontou quais são as prioridades das companhias brasileiras para os próximos três anos. O crescimento de receita (20%) e a fidelização de clientes (pouco mais de 10%) estão no topo dessa lista. Ao mesmo tempo, os gestores brasileiros determinaram os seguintes percentuais quanto às tendências e percepções das práticas corporativas:

- 90% acreditam que os líderes empresariais devem confiar e capacitar as pessoas, e não comandar e controlar.

- 83% concordam que a cultura é pelo menos tão importante quanto a estratégia para o sucesso empresarial.

- 63% apostam que as fusões e aquisições serão fundamentais para o sucesso em suas indústrias.

- 41% creem que a estrutura e a cultura de suas empresas impedem o crescimento lucrativo.

- 35% acreditam que informações insuficientes sobre o consumidor estão prejudicando seu desempenho.

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