Apponte promove ´match´ no processo seletivo
Aplicativo mobile cruza as informações das vagas com as dos candidatos 13/03/2018 04:50
Com o objetivo de auxiliar as empresas a se conectarem com candidatos que realmente possuem o melhor perfil é que surge o Apponte, aplicativo que investiga e cruza afinidades entre empregadores e candidatos por meio de uma base de algoritmos. O sistema é parecido com o de apps de relacionamentos, em que o objetivo é dar o "match". Na ferramenta, empresas preenchem os atributos dos candidatos que deseja e as especificações da vaga, enquanto o candidato insere informações como: perfil, experiência, pretensão salarial, áreas de interesse e em que região, cidade e Estado gostaria de trabalhar. O sistema cruza as informações e mostra o número de pessoas que mais se adéqua ao perfil desejado. Assim que a combinação entre as partes é feita, podem iniciar um diálogo.

O aplicativo realiza também elimina a necessidade de entrevistas presenciais num primeiro momento, uma vez que os candidatos podem passar por processos seletivos diretamente pelo aplicativo. As empresas podem selecionar os candidatos indicados enviando desafios com respostas em testes de lógica, múltipla escolha, respostas diretas e envio de documentos. "Com a ajuda do aplicativo, empresas podem ser mais assertivas em suas contratações e, dessa forma, ter redução de custos com um menor número de desligamentos e burocracias que envolvem a rotatividade de trabalhadores", comenta Marcelo Haegenbeek, diretor-presidente do Apponte.

O Apponte desenvolveu ainda um sistema em que os usuários do app podem gravar e disponibilizar vídeos contando um pouco sobre o perfil, experiências, expectativas e porque deve ser contratado pela companhia. Este vídeo tem um tempo de 90 segundos para gravação. "O fato de o candidato poder se expressar em um vídeo traz uma certa humanização, e também uma luz, para este setor. Ao iniciar a busca por candidatos, o profissional de RH pode ficar um pouco vulnerável apenas com as informações do currículo", explica Haegenbeek. O app estreia com foco em atender estagiários, trainee, menor aprendiz e PCD´s, para depois ampliar os segmentos. Ele está disponível para IOS e Android e já tem em sua lista de clientes empresas como Banco Pan, Dafiti e Raízen.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
 
http://callcenter.inf.br/