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Fanáticos pelos colaboradores
Concentrix faz da gestão de pessoas um pilar estratégico, com impactos positivos nos resultados 12/07/2017 02:13
» Gilberto Martelli
Além do investimento em inovação, muito do rápido crescimento da Concentrix no mercado brasileiro é colocado como resultado do forte trabalho na área de gestão de pessoas. Não à toa, um dos principais valores da empresa já diz: "Somos fanáticos por nossos clientes e colaboradores". Vista como um pilar estratégico, a área sustenta toda a operação e o crescimento, segundo Gilberto Martelli, diretor de RH da Concentrix. "O RH é uma área crucial para os resultados da Concentrix. Preparamos nossos líderes e funcionários para um ambiente cada vez mais complexo, valorizando a obsessão pelo aprendizado constante e a atitude frente à inovação. Essa cultura é essencial para a nossa missão, pois nossos clientes esperam o melhor e o diferente", pondera.

Ele pontua que ter um pipeline interno e externo ativo de pessoas qualificadas, plataforma de treinamento e desenvolvimento focada no crescimento das pessoas para o negócio, plano de carreira delineado para cada área da empresa, sistema de remuneração e reconhecimento diferenciados, desenvolvimento de novos desenhos e processos transacionais que facilitam o acesso e acuracidade de informações, fornecem um repertório de resultados positivos e de impacto ao negócio.

Dentro disso, o diretor explica que as atividades da área permeiam toda a experiência de um colaborador, que se inicia antes mesmo dele ser funcionário. O trabalho é feito em parceria. "Nós praticamos um de nossos principais valores: ´Todos contribuímos e somos Única Concentrix´." Todas as divisões do RH são integradas e trabalham em conjunto, entre si e com outras áreas. Essa integração ajuda a ser mais rápido e assertivo nas demandas, a comunicar melhor e a criar sinergia com as demais áreas da companhia, segundo o executivo.

As áreas que fazem esse amalgama são as de Business Partner e Comunicação. Há presença dessas áreas nas operações, para auxiliar os colaboradores, na gestão, na resolução de conflitos, na elaboração de campanhas, ações de reconhecimento, no alinhamento de expectativas ou apenas para ouvir o que o time tem a falar e servir como uma ponte para a criação de programas que atendam as demandas dos colaboradores é um de nossos diferencias.

Assim, além da sinergia entre a área e os demais times da companhia, outro diferencial, na visão de Martelli, é a proximidade e a transparência do RH com as operações. "Temos uma gestão participativa e que incentiva o diálogo, o feedback construtivo e a paixão por ser disruptivo no mercado, convertendo nossas ofertas em soluções inteligentes. Hoje, na figura das Business Partners, estamos diariamente dentro das operações, ouvindo os colaboradores e auxiliando o time de gestão", reforça. Além disso, o RH possui alguns canais de comunicação, entre eles o RH Responde para dúvidas operacionais; o Canal "Indique um Amigo", para indicações e dúvidas sobre contratações; e um canal confidencial, que é tratado diretamente pelo diretor de RH, para qualquer denúncia que os colaboradores queiram fazer.

Essa estratégia se apoia no fato da empresa acreditar que valorizar o conhecimento, a transparência e franqueza, é o caminho. "É isso que está em nosso DNA, e a cultura vem em primeiro lugar. Incentivar as pessoas para se desenvolverem, para dar total visibilidade, aprendendo com seus erros e acertos, e atuar com transparência, fortalece nosso negócio." O pensamento por trás disso é de que é preciso respeitar e desenvolver as pessoas para que se tornem melhores profissionais e cidadãos. "A integridade e o caráter exemplar são o combustível de nossos valores", acrescenta.

Como resultado dessa filosofia, a Concentrix foi por dois anos consecutivos uma das 50 Empresas Mais Amadas do Brasil, segundo a avaliação dos colaboradores no Love Mondays. Também pelo Love Mondays, a empresa tem a nota de satisfação dos colaboradores com a cultura em 4.42 de 5, sendo que 87% deles a recomendariam para um amigo. Além disso, no ano passado, a pesquisa de engajamento dos colaboradores registrou índice de 87,6%. "Esses números, principalmente no nosso mercado, são muito expressivos e muito acima das nossas concorrentes. Eles traduzem a nossa vocação por sermos inovadores em nossa maneira de ver os negócios. Isso é possível em um ambiente onde as pessoas se sintam à vontade para apresentar diferentes formas de fazer negócio, e sejam respeitadas por essas ideias, e onde consigam manter o foco no que é importante e que gere valor para a comunidade", finaliza Martelli.

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