| Quinta-Feira - 25/5/2017
Pesquisar: busca:
Equilíbrio profissional e pessoal para mães
Atento promove ações para auxiliar mulheres a conciliarem as rotinas de trabalho e casa 10/05/2017 08:31
» Majo Martinez
Com as lutas por igualdade de gênero, as mulheres têm conquistado cada vez mais seu espaço no mercado de trabalho. O resultado é a presença cada vez mais forte de mães que fazem a jornada dupla, às vezes até tripla. Tanto que o número de mulheres chefes de família aumentou de 23%, em 1995, para 40%, em 2015, segundo pesquisa recentemente divulgada pelo Ipea. "Sem dúvida, as mulheres têm assumido cada vez mais responsabilidades familiares, inclusive por boa parte do orçamento doméstico", comenta Majo Martinez, diretora executiva de Recursos Humanos da Atento.

O mesmo vem acontecendo no setor de contact center, que possui muitas mulheres atuando. Em boa parte essa atração se deve pelo fato de, no setor de atendimento, elas encontrarem flexibilidade de jornada de trabalho, sendo possível conciliar as rotinas profissional e pessoal. A executiva cita como exemplo a própria Atento. "Prezamos por auxiliar nossas colaboradoras o máximo possível. Para algumas funções contamos com um sistema de turnos, no qual há uma grande flexibilidade na jornada de seis horas de trabalho." Dessa maneira, saindo do horário comercial padrão, elas podem conciliar e equilibrar da melhor forma seu momento profissional com as tarefas da família.

A diretora reforça ainda que a empresa não apenas incentiva a contratação do público feminino, muitas vezes excluído de processos seletivos, em alguns casos justamente pela questão da maternidade, como tem uma série de iniciativas voltadas a elas. "Vale destacar que somos uma empresa signatária dos Princípios do Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres Brasil, entidade das Nações Unidas para a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres, cujo objetivo é trabalhar o papel das mulheres na sociedade", pontua.

Entre as ações da Atento para as colaboradoras que possuem filhos tem o Programa Mamãe Nota 10, criado há seis anos com o intuito de contribuir para uma gravidez tranquila e o nascimento de uma criança saudável. Além de todo acompanhamento médico, psicológico e social durante o pré e pós-natal, o programa oferece dicas, cursos e palestras sobre gravidez, parto, amamentação e cuidados com o bebê. As participantes também recebem gratuitamente o polivitamínico, essencial para a prevenção da anemia e desenvolvimento da criança. Após o nascimento, a mamãe ainda é presenteada com uma bolsa contendo itens como fraldas e roupinhas.

Além disso, participando do Programa Mamãe Nota 10, as mamães funcionárias ficam isentas da coparticipação mensal do plano de saúde durante o período de gravidez, um incentivo a mais para aderir ao projeto. A diretora conta que, desde a implantação, o Programa já atendeu mais de 4 mil gestantes e mais de 1.300 foram contempladas apenas no ano de 2016. "E, a partir desse mês, as colaboradoras que se tornam mães por meio da adoção também serão acolhidas no programa: temos a Licença Adoção, na qual as funcionárias com crianças de até 6 meses poderão receber assistência e retirar um kit de higiene", acrescenta Majo.

Também como forma de incentivar e  parabenizar essas mulheres, a  Atento vai promover ações especiais por conta do Dia das Mães. A empresa terá um dia dedicado às mães e filhos, em todas as operações, no qual elas poderão levar os filhos para conhecerem o local de trabalho e participarem de uma ação lúdica que mostrará a sinergia entre empresa e família.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
 
http://callcenter.inf.br/