| Quinta-Feira - 20/07/2017
Pesquisar: busca:
Teste identifica perfil de líder
Questionário elaborado por psicólogo contribui para desenvolver melhorias 13/04/2017 08:27
O primeiro passo para definir como melhorar a capacidade de liderança é conhecendo a si mesmo. É o que explica Luiz Fernando Garcia, psicólogo que aplica psicodinâmica contextualizada para o ambiente de negócios. Segundo o especialista, existem algumas perguntas simples que, quando respondidas com sinceridade, permitem traçar um perfil importante da pessoa. Com isso em mente, ele criou um teste baseado nos Tipos Psicológicos de Carl Jung. "A grande questão é passar o teste para toda a equipe, e utilizar os resultados para estudar o que deve ser melhorado no desempenho de cada um", completa.

É por isso que o teste permite compreender o que está errado e como é possível melhorar. "O objetivo é fazer com que as pessoas comecem a se compreender, antes de iniciarem um processo de melhoria, avaliação e mensuração das características com um profissional de psicologia qualificado", conta o especialista. "Ao responder, seja honesto consigo mesmo e marque quem você realmente é, e não quem gostaria de ser". 

O que facilita no preenchimento do questionário é que existem apenas duas opções de resposta. São perguntas cuja resposta parece não ter nenhum significado, mas que trazem à tona questões importantes a respeito do comportamento, e não podem ser consideradas certas ou erradas. Algumas questões exigem respostas como Sim e Não. Segundo Luiz Fernando, a combinação de todas as respostas permite traçar 16 diferentes tipos de perfis. "O teste é um indicador, e tem o objetivo de desvendar a predisposição para um temperamento, e não pode ser considerado como um teste psicológico", completa.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
 
http://callcenter.inf.br/