Gaio permite avaliar performance e clima organizacional
Plataforma de big data permite que funcionários avaliem os colegas de trabalho 01/08/2017 04:38
» Eder Balbino
Um dos grandes gargalos para os gestores da área de Recursos Humanos é conseguir mapear as competências técnicas e comportamentais dos profissionais que atuam na empresa. De olho nesta demanda, a Gaio, plataforma gratuita de big data, procura atuar como um facilitador na análise do perfil dos colaboradores. Entre as diversas soluções oferecidas pela ferramenta está a possibilidade dos profissionais avaliarem uns aos outros, podendo ser feita por todos, em diferentes áreas e níveis hierárquicos. As notas obtidas indicam a visão da empresa sobre determinado profissional, e podem ter pesos diferentes de acordo com o cargo do colaborador.

Segundo o idealizador da plataforma, Eder Balbino, essa possibilidade que o Gaio oferece serve de apoio aos gestores das organizações para a instauração da cultura de avaliação e da gestão de competências. "É possível aplicar de forma mais eficiente as capacitações oferecidas pela empresa e que podem auxiliar no desenvolvimento técnico e comportamental dos colaboradores. O feedback obtido com os scores terá aderência aos gaps apontados nas avaliações", afirma Balbino.

As avaliações também colaboram para a gestão do clima organizacional, pois permitem analisar a variação destes scores após a contratação de um novo funcionário para determinado setor, ou a reação da equipe após o desligamento de um gestor de TI, por exemplo. "Estas pontuações indicam o impacto que determinada ação pode gerar para a organização, e também a evolução ou queda de desempenho e habilidade de relacionamento dos colaboradores", destaca.

A plataforma também permite a empresa criar outras métricas para a avaliação dos profissionais, elaborar dashboards que podem ser acompanhados ao longo do tempo de forma a gerar discussões e compartilhamento de mensagens entre as pessoas com relação à performance dos profissionais. Dessa forma, é possível gerar uma inteligência para entender como estão funcionando as dinâmicas dentro da corporação.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
 
http://callcenter.inf.br/