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DNK lança solução de RPA no CIC Brasil
Comemorando 10 anos, empresa apresenta solução desenvolvida em parceria com SuperClient 08/06/2017 11:50
» Ântimo Gentile
Como parte da comemoração de 10 anos, a paulista DNK Infotelecom irá participar do CIC Brasil 2017, que acontece no dia 04 de julho, em São Paulo. Além de apresentar todo seu portfólio construído ao longo desses anos, ela trará uma novidade para o congresso. De olho no constante movimento do mercado buscando alternativas de redução de custos, a empresa acaba de selar parceria com a SuperClient para oferta de uma solução de RPA (Robotic Process Automation).

A tecnologia tem como principais funcionalidades o Assistência Virtual, que executa sequências de tarefas; a automatização das atividades que reproduzem sequências de ações realizadas pelo usuário, consultas e entradas nas aplicações, simulando inclusive cliques e ações do teclado; e o Workflow, que interpreta regras de negócio e alertar usuários para a tomada de decisão de iniciar a execução de tarefas. "A solução possui ainda a função Força de Tarefa Automatizada, que permite garantir implementação de forma escalável e centralizada operando 24x7 e sem erros", acrescenta Ântimo Gentile, diretor presidente da DNK. Ela também permite a extração de dados, utilizando técnicas de acesso não intrusivo a diversas aplicações ou acesso direto à base de dados, APIs entre outros.

Além das funcionalidades já citadas, a ferramenta para servidor permite escalabilidade da força de trabalho. Por meio de conexões simultâneas, o robô é capaz de realizar simultaneamente o trabalho de vários usuários. Ele também pode automatizar todo um processo repetitivo, reportando apenas as exceções para que possam ser tratadas manualmente. "O robô pode registrar tudo o que foi executado e também coletar evidências (imagens) de etapas do processo, sendo possível uma completa rastreabilidade do processo", explica o executivo, reforçando que a soluções possui integração por meio de serviço web. "O robô pode receber requisições de aplicações na nuvem, podendo conduzir suas ações sendo orquestrados por aplicações externas (na nuvem)."

PORTFÓLIO COMPLETO
Durante o CIC Brasil, a DNK também irá apresentar para os participantes suas outras ofertar de soluções customizadas para o setor de contact center. Desde sua fundação, quando aproveitou a experiência dos fundadores, adquiridas na GMK Eletrônica (atual Genesys), a empresa vem construindo um portfólio sólido. Hoje, a oferta abrange produtos como URAs, Discadores, CTI, Call Back, Pesquisa de Satisfação com gravação de mensagem, Agente Virtual, Módulo de Emissão de Anúncios, Black List e Sistemas Anti Fraude. Dentro disso, outro produto novo é a URA Visual, que tem seu acesso via mobile e traz economia de infra-estrutura, pois só utiliza a rede de telefonia quando há transferência para o call center. Além disso, permite a inserção de dados alfa-numéricos, bem como a derivação com sincronização de telas aos agentes do call center.

Uma vantagem que a empresa agrega a todo esse portfólio, segundo Gentile, é a possibilidade de desenhar as soluções de acordo com o cliente. "Como todos os produtos são próprios, as possibilidades de customizações são inúmeras. Temos em nossa carteira mais de 30 clientes nacionais e multinacionais, e é inevitável a necessidade de customizações", comenta. Outra frente de atuação é o trabalho consultivo. Aproveitando a experiência dentro dos call centers, a empresa enxerga possibilidades de redução de custos, por meio de metodologias de Business Process Management. "O objetivo é entender qualitativamente todas as etapas do ciclo de vida do cliente e fornecer soluções integradas para resolução automatizada e eficiência no atendimento humano."

INVESTIMENTO EM PROFISSIONAIS
Desde 2015, a DNK também tem investido fortemente na contratação de colaboradores, desde analistas vindos de outras empresas com foco similar ao nosso (Mutant, Todo!) como executivos com larga experiência. "Isso agrega muito valor, uma troca de experiência fantástica com os funcionários mais antigos." Recentemente, a empresa contratou Marcelus Freschet, ex-diretor da CSU e da Unitono, para a área comercial, e Silvia Goldman, que tem passagens por CPM, IBM e Avaya, para a gestão.

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