| Quarta-Feira - 16/08/2017
Pesquisar: busca:
Chatbot tira dúvidas sobre saúde
Plataforma disponibiliza observação de sintomas, orientação remota e agendamento de consultas 30/01/2017 11:58
Chega ao mercado brasileiro o Docbot, solução de chatbot voltada para o setor de saúde, que disponibiliza serviços de esclarecimento sobre sintomas de possíveis doenças, orientação à distância realizada por enfermeiros e até agendamento de consultas médicas presenciais, que podem acontecer no domicílio do paciente ou no consultório do médico. Com a perspectiva de alcançar 500 mil usuários em um ano, a ferramenta dotada de inteligência cognitiva e artificial, busca beneficiar o grande público, que poderá encontrar respostas para as dúvidas relacionadas à saúde, bem como o segmento de saúde suplementar e empresas que contratam esses serviços para seus funcionários. 

Para utilizar, basta enviar uma mensagem para o Docbot por meio do Facebook Messenger ou pela própria página do Facebook, sem necessidade de download de aplicativo, instalação ou cadastro. "Se o usuário quiser entrar no Docbot e acionar direto o serviço de Orientação Remota, ele pode fazê-lo", observa Daniel Lindenberg, fundador e CEO do empreendimento. O serviço de orientação sobre sintomas tem como objetivo esclarecer dúvidas dos usuários a respeito daquilo que estão sentindo. Desta forma ele responde às perguntas feitas pelo sistema e, após uma série de respostas, é apresentado na tela algumas possibilidades de patologias. O resultado é fruto de um sistema baseado em 'árvore de decisão', que há muito tempo é usado no setor de saúde e que reúne milhares de sintomas e doenças e promove o casamento de diversos sintomas com potencias enfermidades.

Caso o usuário queira se aprofundar mais no entendimento das possibilidades de doenças apresentadas, ele poderá solicitar na sequência uma orientação remota, personalizada e em tempo real, feita por um profissional de saúde, que quando conectado terá acesso ao resultado das perguntas e respostas feitas pelo sistema. Outra etapa muito importante do serviço é o agendamento da consulta médica presencial, que fecha o ciclo do serviço end to end. Em alguns casos a consulta médica presencial agendada é a melhor solução, assim, o Docbot também está preparado para oferecer este agendamento. Basta o usuário escolher a opção Consulta em Casa, colocar o CEP de onde deseja a consulta e, automaticamente, aparecem os médicos e os horários disponíveis. O atendimento médico presencial está disponível neste momento apenas para cidade de São Paulo e na modalidade domiciliar, porém, a meta é que nas próximas semanas seja expandido.

O Docbot é o resultado do esforço conjunto de duas start-ups do setor de saúde no Brasil: a DRV, que desenvolveu e opera a Dr.Vem!, liderada por Lindenberg, e a Dr.Sintomas, liderada por Scabia. As duas empresas desenvolveram juntas a nova plataforma, que tem acordo para utilizar APIs (Application Programming Interfaces) de inteligência artificial da Microsoft e da IBM. Para Scabia, o objetivo do Docbot é agregar soluções relevantes para os usuários de serviços de saúde, como, por exemplo, os serviços de Orientação Remota, que é provido pela empresa Informar Saúde, e o de armazenamento de informações sobre saúde em um só lugar, provido pela Saúde Controle. "Demos o pontapé inicial na criação do ecossistema Docbot e queremos convidar outras start-ups de saúde a participarem dele, também oferecendo seus serviços por este canal", completa Scabia.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
 
http://callcenter.inf.br/