Oi leva chatbot para WhatsApp
Solução de negócios do app de mensagens será utilizada junto com assistente virtual 07/08/2018 12:13
» José Claudio Moreira Gonçalves
A Oi expandiu o assistente virtual para o WhatsApp Business Solution. Após dois meses de testes, a solução de negócios do app com o chatbot se mostrou efetiva para os clientes, que ganharam mais uma opção. Para interagir com o assistente virtual da Oi no WhatsApp, o cliente precisa apenas adicionar o contato da conta verificada da operadora na agenda e iniciar a conversa enviando um "Oi".

"Estamos expandindo oficialmente o assistente virtual para mais um canal, desta vez o WhatsApp Business Solution. A ideia é dar cada vez mais autonomia ao cliente, empoderando-o com ferramentas e recursos para resolver os principais problemas no seu dia a dia com a Oi, sem a necessidade do suporte de um atendente", completa José Claudio Moreira Gonçalves,  diretor de operações da Oi.

O atendimento pelo assistente virtual já estava disponível no portal da Oi e no Messenger e na página oficial da Oi no Facebook. Até o momento, o assistente virtual já alcançou 400 mil atendimentos via web, Facebook Messenger e WhatsApp para fornecer dados de pagamento da fatura dos produtos Fixo, Banda Larga, Pós e Oi Total, chegando ao patamar de 100 mil atendimentos por mês, com mais de 75% de satisfação dos clientes. Além disso, 94% dos clientes que buscaram os dados de pagamento através do assistente virtual não ligaram para o call center.

Lançada em fevereiro deste ano, a solução de assistente virtual da Oi utiliza o IBM Watson, plataforma de inteligência artificial na nuvem, e foi criada para entender as necessidades dos clientes. Atualmente, ele interage via mensagens, fornecendo as informações para pagamento de conta (código de barras, valor e vencimento), além de ajudar o cliente a lembrar a data de pagamento, sempre três dias antes e no próprio dia do vencimento. Novas funcionalidades estão sendo incluídas no assistente, com base no mapeamento das principais necessidades dos clientes, sempre com foco na solução efetiva dos problemas e na melhor experiência de uso. 

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