Callcenter.inf.br - O Nº 1 em Relacionamento com Clientes no Brasil Estatísticas RH ainda não é considerado estratégico Estudo realizado com profissionais da área aponta desafios para alcançar este estágio
Apesar do conceito de RH estratégico estar em alta, muitos dos próprios profissionais de Recursos Humanos não acreditam que a área já tenha alcançado este patamar. Talvez porque atividades que poderiam ser consideradas operacionais ou táticas ainda são vistas como grandes desafios. Ou porque, a área, muitas vezes não possui clareza sobre a mensuração de seus resultados. É o que aponta a pesquisa HR Trends  realizada entre os meses de maio e junho de 2018 e que contou com a participação de aproximadamente 500 profissionais de RH com cargos considerados estratégicos dentro das empresas. Os participantes compartilharam suas percepções sobre o valor estratégico de 28 atividades de Recursos Humanos desempenhadas hoje no mercado brasileiro. A análise de dados permitiu a divisão das atividades em três pilares: operacional, tático e estratégico.

Atividades como segurança e medicina do trabalho e folha de pagamento, foram consideradas operacionais. Já atividades como benefícios geniais (plano de saúde e odontológico, previdência privada, seguro de vida, incentivos acadêmicos, etc.), políticas de inclusão e diversidade, além de projetos sociais e de sustentabilidade foram classificadas como táticas para pelo menos 54,6% dos respondentes.

Ao menos 54,3% dos respondentes acreditam que as atividades do RH relacionadas à experiência e à motivação do colaborador, inovação e indicadores são de maior valor estratégico, uma vez que o RH consegue trabalhar em parceria com as áreas de negócio da companhia. Atração de talentos, cultura organizacional e treinamento e desenvolvimento foram os pontos mais citados como sendo estratégico.

Além disso, 85% dos profissionais entrevistados não desempenham por completo as atividades estratégicas que foram apontadas na pesquisa. "Através desse estudo é perceptível que as atividades táticas e operacionais já possuem uma cadeia estrutural formada, porém, as estratégicas ainda apresentam uma baixa atuação nas companhias. Regras e padrões do mercado competitivo mudam rapidamente e não é fácil responder a estas mudanças com a mesma rapidez. Por isso, pesquisas dessa natureza norteiam os profissionais de RH e resultam em novos insights para este momento cercado de desafios", comenta o diretor de marketing da ProPay, Leonardo Albuquerque.

A GRUBE & ASSOCIADOS NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS ARTIGOS ASSINADOS E PERMITE A REPRODUÇÃO DOS TEXTOS PUBLICADOS DESDE QUE MENCIONADA A FONTE E COM AUTORIZAÇÃO DA MESMA.

http://callcenter.inf.br/