| Sexta-Feira - 15/12/2017
Pesquisar: busca:
A sua melhor opção
O que faz ser um bom líder
Especialista aponta quatro características fundamentais para liderar 21/11/2017 02:28
Liderar pessoas é um comportamento complexo, que vai além de técnicas, conhecimentos e experiências. Ser um bom líder no mercado de trabalho hoje em dia é uma função que exige muito do profissional, faz com que ele precise saber lidar com pessoas e situações diferentes e adversas da melhor forma possível sem perder a compostura, paciência e o foco nos objetivos traçados. Dentro disso, Madalena Feliciano, gestora de carreira da Outliers Careers, destaca quatro características fundamentais que possibilitam liderar pessoas de forma surpreendente e alcançar resultados extraordinários.

"O primeiro ponto é construir ambientes seguros: a segurança é uma das necessidades básicas de qualquer ser humano", comenta. O bom líder sabe que para obter a adesão verdadeira da sua equipe e alcançar os resultados desejados ele precisa do comprometimento, motivação engajamento de cada colaborador da empresa, e que isso só acontecerá quando as pessoas estiverem abertas e receptivas se sentirem seguras para poder agir. "Para isso acontecer, o ideal é colocar em prática os princípios fundamentais para todo ser humano - como respeito, bom senso, e educação -, gerar confiança entre todos os membros da equipe e conseguir o comprometimento e engajamento de todos" diz.

Outra característica importante de um bom líder é construir uma boa comunicação, que dê força e crie uma diferença na equipe. "As palavras são poderosas, por isso, a forma de comunicação de um líder é essencial" observa a especialista. Para liderar as pessoas, o Líder deve desenvolver a habilidade de se comunicar com maestria, para isso, o ideal é aprender a ouvir a essência do que dizem os colaboradores, trabalhar a escuta ativa, compreender o modelo de mundo do seu liderado, visando adequar a linguagem e o meio de comunicação, e construir uma forma de comunicação clara, positiva e assertiva.

Outro ponto citado por Madalena como sendo de muita importância é o de respeitar códigos de honra. "Um líder que trabalha com as técnicas do coaching, possui forte compromisso ético que se reflete em cada palavra e em cada ação sua. Ele adota uma forma e uma filosofia de vida baseadas em códigos de honra, que faz dele alguém especial" diz. Isso significa que esse profissional consegue chegar aonde outros não chegaram, ver além do que os outros enxergam,  esforçar-se além dos seus limites e superar os seus medos e fraquezas.

Por fim, agir no presente com foco no futuro. "A verdadeira arte da liderança está em saber viver no presente com foco no futuro", exalta. Para isso, o ideal é manter a visão estratégica que o levará ao sucesso, ter prazer na sua profissão e na sua forma de trabalhar, acostumar-se a inspirar e influenciar toda sua equipe a partir do seu próprio comportamento, exemplo e atitude e lembrar-se do passado com orgulho - mas, principalmente, viver o presente com alegria, paixão e excelência, sempre mantendo o olhar no futuro com a certeza de bons resultados e boa performance.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
 
http://callcenter.inf.br/