| Terça-Feira - 21/11/2017
Pesquisar: busca:
A sua melhor opção
O caminho dos líderes
Livro traça perfil da liderança a partir do exemplo de 19 personalidades do mundo corporativo 27/01/2017 09:40
Qual a essência das pessoas se destacam no mercado de trabalho, chegam mais longe, viram referência? Esta é uma das perguntas centrais do livro "O caminho dos líderes", lançado por Fernando Pacheco, consultor empresarial e atualmente head of strategic development da Samba Tech. O livro apresenta 19 histórias de diretores e presidentes de grandes empresas nacionais e internacionais que tem deixado o legado corporativo e inspirado liderados. "Minha inquietude em descobrir como estes CEOs chegaram ao topo e se tornaram referência em seus setores, e como se posicionam de forma a serem admirados por seus times e pelo mercado me fez ir além das histórias que rotineiramente se vê sobre eles na internet. Nas longas conversas que tive oportunidade de ter com cada um, busquei extrair a essência ou o momento que trouxe à tona suas habilidades e competências. É o (re)conhecimento da história por trás da história", revela Fernando Pacheco.

Entre os 19 líderes há aspectos em comum, segundo Pacheco. "O primeiro deles é uma compreensão clara de onde se quer chegar. Todos e todas são visionários que acreditam e acreditaram muito no seu potencial individual. O segundo aspecto é que todos entendem muito de pessoas: o aspecto democrático na composição da equipe e o ouvido aberto são uma forte características daqueles que atingiram cargos relevantes dentro de organizações e que fizeram história e deixaram seu legado." O terceiro ponto importante que chamou a atenção do autor foi a disponibilidade e vontade de levar conhecimento que adquiriram adiante. "Quanto mais coisas enormes construíram, mais humildes essas pessoas demonstraram ser", resume.

O livro mostra, por exemplo, que cada líder teve uma motivação diferente para definir o que é sucesso. "A Viviane Senna, do Instituto Ayrton Senna, utilizou toda a sua capacidade de comunicação, gestão e de influenciar pessoas para criar uma das organizações do terceiro setor mais impactantes do Brasil. Ou mesmo o Pedro Janot, ex-CEO da Azul, que perdeu os movimentos dos braços e das pernas, mas nunca abandonou a vontade de passar conhecimento adiante. Tem também a trajetória do mineiro Gustavo Caetano, que saiu de Araguari para montar uma startup de sucesso, palestrar na Nasdaq, ser considerado o ´Zuckerberg Brasileiro´ e revolucionar a experiência na indústria de vídeos online.". Fernando Pacheco espera que cada depoimento seja inspirador e ajude a sanar as dúvidas dos novos profissionais que estão trilhando o próprio caminho.

Ficha Técnica
Título: O caminho dos líderes
Autor: Fernando Pacheco
Editora: Independente
Páginas: 116
Preço: R$ 39,90

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
 
http://callcenter.inf.br/