Use a criatividade para motivar os funcionários!
A importância de implementar ações que tragam engajamento e injeção de ânimo 01/10/2018 09:26
» Yara Leal de Carvalho
Autor: Yara Leal de Carvalho

Muitas empresas aproveitam dias temáticos para realizar eventos ou ações, proporcionando aos funcionários descontração, integração e quebra de rotina. Certamente, estas corporações já se deram conta da importância destas iniciativas. Mas você sabe por que?

Há tempos, satisfação no trabalho era segurança, carteira assinada e trabalhar dentro de sua especialização. Hoje, os colaboradores enxergam além: precisam de qualidade de vida, flexibilidade, ambiente harmônico, reconhecimento, um gestor motivador, desafios, entre outros diversos fatores que os direcionem ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Manter-se satisfeito diante de um mundo complexo como o atual não é uma tarefa fácil, mas deve ser o objetivo tanto de empresas quanto de profissionais. Promover momentos de descontração e confraternização entre os funcionários se tornou essencial, contribuindo para o sentimento de pertencimento e para a criação de um clima interno favorável ao trabalho em equipe, o que resulta na produção de resultados.

Encontre motivos para celebrações!
Qualquer conquista pode virar motivo para comemoração, independentemente da sua grandiosidade: o fechamento de um contrato ou um projeto aprovado. Vibrar com as pequenas e grandes vitórias traz boas energias para que todos continuem motivados a buscar resultados ainda mais ambiciosos.

Cada gestor pode usar a criatividade para implementar ações que tragam engajamento e injeção de ânimo no time, lembrando sempre de respeitar os valores e as normas da empresa. O ideal é identificar e propor iniciativas que serão bem-vindas naquele momento. Algumas podem ser bem simples, mas é certo que farão a diferença no humor da equipe: happy Hours; festas temáticas; ação de voluntariado; rodas de conversas; trabalhos por projetos com funcionários de diferentes equipes; sistema de feedback 360º; e campanhas de premiação.

Sempre bom lembrar que satisfação e insatisfação são fenômenos causados por motivos distintos e que são diferentes para cada pessoa. A insatisfação é determinada pela carência de fatores extrínsecos ao trabalho, enquanto a satisfação é determinada pelos fatores intrínsecos ao trabalho:

Fatores Extrínsecos - eliminam insatisfação
- Recompensas financeiras
- Benefícios
- Promoções
- Apoio social

Fatores intrínsecos - provocam satisfação real
- Significância - entender qual é o propósito do seu trabalho e o quanto ele contribui para os objetivos da empresa

- Autonomia - ser responsável por uma parte importante do trabalho, podendo agir com independência

- Variedade - ser exposto a atividades diversificadas

- Identidade - conhecer qual é sua posição dentro da empresa e qual sua relação com os demais

- Feedback - Buscar o aprimoramento por meio do retorno sobre o seu desempenho

A área de RH pode ajudar a desenvolver ações, incentivando os fatores intrínsecos, ou seja, abrindo espaço para que os próprios funcionários organizem e usem sua autonomia para criar eventos que atendam às suas necessidades. A oportunidade propicia a implementação de um ambiente com colaboradores autênticos, motivados e produtivos. Num mundo extremamente competitivo, em que as empresas precisam se reinventar para sobreviver, contar com a fidelidade de seus talentos pode fazer a diferença entre vencer ou sucumbir.

Yara Leal de Carvalho é coach executivo e empresarial e diretora da Abracem, Associação Brasileira de Coaching Executivo e Empresarial.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
 
http://callcenter.inf.br/