Callcenter.inf.br - O Nº 1 em Relacionamento com Clientes no Brasil Artigos Importância de incentivar educação Profissional de RH precisa buscar conhecimento para aprimorar habilidades e melhorar desempenho
Autor: Marco Ornellas

A busca por conhecimento não é algo comum entre os profissionais, não faz parte da nossa cultura. Somos acomodados no quesito educação. Mas, o cenário atual pede constantemente por renovação e isso só possível se incluirmos os estudos no nosso dia a dia.

Estamos vivendo em um mundo de constantes mudanças. Dentro das organizações, a necessidade de acompanhar a evolução é grande, mas pouco é realizado para isso acontecer. Apesar de reconhecermos a necessidade de nos atualizarmos constantemente, também fazemos pouco para isso acontecer e o resultado de tudo isso está estampado na ineficiência da gestão de pessoas e nas equipes insatisfeitas e desmotivadas.

A área de RH, especialmente, carrega uma grande responsabilidade neste período de transformação digital e preparo para o ambiente de trabalho do futuro. Estamos passando pela Quarta Revolução Industrial e isso significa que muitas profissões deixarão de existir e muitas outras ainda serão criadas.  Nesse raciocínio, o RH precisa estar pronto para moldar líderes e colaboradores para o futuro.

E é por isso que nós, como profissionais de RH, precisamos começar a encarar os estudos com prioridade. A habilidade de entender o comportamento das pessoas e suas constantes mudanças não é algo que acontece repentinamente. Todo grande especialista em comportamento humano e evolução de mercado se dedicou aos estudos durante muito tempo, ou, provavelmente, até o fim da vida. Quem espera se manter vivo no mercado precisa se preparar para os novos modelos de trabalho.

Novas formas de aprendizagem
No quesito educação, existe um modelo muito consolidado de aprendizado, em que a única forma válida de ensino é dentro de instituições. Mas isso não é verdade. Devíamos ter desconstruído esse pensamento há muito tempo, já que a tecnologia nos permite acesso rápido e fácil à informação de qualidade e conteúdos realmente enriquecedores. Estudar não se limita a ir a uma universidade e se matricular para fazer uma nova graduação, mestrado, doutorado, entre outros. Analisar seu ambiente de trabalho, entender os problemas e suas raízes e tentar encontrar soluções para resolvê-los já são atitudes de um começo.

Quando desconstruímos nossos conceitos sobre aprendizado, vemos que esse novo mundo nos oferece diversas possibilidades. Primeiro, devemos nos questionar sobre alguns pontos, por exemplo: Qual a última vez que li um livro sobre a minha área de atuação? Qual a última vez que busquei por algo inovador ou alguma tendência que poderia ser implementada no meu ambiente de trabalho? Se as respostas para essas perguntas são confusas e vagas, isto é um sinal de acomodação, algo que precisa parar imediatamente.

Precisamos criar o hábito de ler, de buscar conhecimento diariamente. O processo de aprendizado deve ser implantado a um passo de cada vez, começando por artigos de especialistas, pesquisas de instituições renomadas, livros segmentados, entre outros. Podemos dizer que existe uma necessidade urgente de nos dedicarmos a uma série de disciplinas disruptivas ao invés das tradicionais.

Marco Ornellas é coach e consultor com 25 anos de experiência.

A GRUBE & ASSOCIADOS NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS ARTIGOS ASSINADOS E PERMITE A REPRODUÇÃO DOS TEXTOS PUBLICADOS DESDE QUE MENCIONADA A FONTE E COM AUTORIZAÇÃO DA MESMA.

http://callcenter.inf.br/