| Sexta-Feira - 15/12/2017
Pesquisar: busca:
A sua melhor opção
A importância da diversidade de gerações
Ter uma cultura que integre todos os perfis de colaboradores ajuda na atração e retenção de talentos 17/11/2017 10:17
» Paul Wolfe
Autor: Paul Wolfe

Um recente estudo do Indeed descobriu que metade dos funcionários da indústria tecnológica (46%) é da geração conhecida como Millennials. Isso tem motivado as empresas, de diversos setores, a empenharem grandes esforços para atrair jovens talentos, oferecendo benefícios atrativos a essa geração, como por exemplo, happy hours, snacks à vontade, aulas de ginástica, etc. Mas se por um lado isso chama atenção dos Millennials, por outro lado, é importante ter em mente que involuntariamente um ambiente e uma cultura que exclui os trabalhadores mais velhos podem estar sendo criados.

Segundo o Bureau of Labor Statistics, 25% dos trabalhadores terão pelo menos 55 anos até 2019. Essa diversidade de gerações tem de ser levada em conta e ela traz um impacto positivo nas organizações. Empresas com maior igualdade racial ou de gênero conseguem mais receita de vendas, mais clientes e maiores lucros. Abordar a diversidade de idade e geração deveria ser o próximo passo.

Uma maneira para conseguir isso é com a incorporação de linguagem e práticas para diferentes idades nas iniciativas de inclusão existentes. Profissionais de RH e recrutadores também podem verificar a linguagem e os requisitos nas ofertas de trabalho.

O foco nas necessidades de outras gerações deve ir além do processo de contratação, buscando e implantando iniciativas culturais e benefícios não só para os Millennials, mas também para outras gerações.

Por exemplo, enquanto os trabalhadores mais jovens classificam programas voluntários como um importante atributo da empresa, trabalhadores mais velhos podem desejar mais tempo com a família e preferir acordos de trabalho flexíveis. Alguns funcionários provavelmente não se preocupam com creches, mas sim com cuidados com os idosos. É importante garantir que os benefícios e vantagens da sua empresa sejam inclusivos e atraentes para trabalhadores de todas as idades.

Cada geração traz uma perspectiva, um conhecimento e uma experiência que são igualmente valiosos para o ambiente de trabalho. A geração mais velha traz uma grande experiência e em breve formarão um quarto da força de trabalho. É preciso que as empresas comecem a pensar em formas de contratação e retenção desses talentos. E assim, caminhamos para ambientes diversos, saudáveis e produtivos.

Paul Wolfe é vice-presidente sênior de Recursos Humanos da Indeed.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
 
http://callcenter.inf.br/