| Sábado - 27/5/2017
Pesquisar: busca:
A mulher e a busca pelo sucesso profissional
Planejamento é fundamental, seja lá qual for o objetivo profissional 16/05/2017 08:24
» Ana Lúcia Emmerich
Autora: Ana Lúcia Emmerich

Sucesso é algo subjetivo e muito pessoal. O que é ter sucesso para uma mulher pode ser totalmente diferente do que é para outra. Mas seja lá qual for o objetivo profissional, o planejamento é fundamental, pois ele vai te ajudar a atingir o seu sucesso.
 
Para começar, é preciso definir o que realmente você quer e traçar um plano para chegar lá. Parece simples, mas nem tanto. Uma primeira pergunta é: o que é sucesso para mim? É ter mais tempo para estar com meus filhos e minha família? É maior autonomia com também maiores incertezas financeiras? Ou eu prefiro uma estabilidade em troca de jornadas menos flexíveis de trabalho? Do que estou disposta a abrir mão? Qual meu momento de vida e minhas prioridades?
 
E quando eu menciono plano é realmente parar e planejar, quebrar por partes e verificar: agora que sei onde quero chegar o que preciso fazer para estar lá? Por exemplo, quando descobri que era apaixonada por gente e gostaria de um dia trabalhar na área de RH,fiz um MBA em Gestão de Pessoas. Comecei a estudar antes de conseguir o cargo almejado, mas entendia que precisava me antecipar e já começar a me capacitar de acordo com a função que eu desejava exercer. Se eu tenho vontade de empreender, mas no momento minha renda é importante para o sustento da família, vou me preparar, conhecer sobre este caminho, começar a empreender de forma paralela, até que eu consiga abandonar meu trabalho fixo e me dedicar integralmente a meu empreendimento. 
 
Apesar de todo o planejamento, temos de contar com os imprevistos, já que muitas vezes os planos não saem exatamente como havíamos programado. Além disso, há a necessidade em algumas situações, de conciliar os papéis de mãe, esposa e atuante no mercado de trabalho. Infelizmente ainda existe também a desigualdade que, dependendo da empresa, acaba privilegiando homens a mulheres em cargos de liderança. De acordo com pesquisas, embora as mulheres tenham em média mais tempo de estudo que os homens, nossos salários ainda não são iguais: eles correspondem a 75% dos salários dos homens que desempenham as mesmas funções. 
 
Os relacionamentos amorosos também podem atrapalhar seu sucesso, analise o seu parceiro e perceba se ele torce por você de verdade ou se começa a se sentir incomodado ou ameaçado em seu papel de "homem da casa" quando você começar a brilhar mais do que ele ou ganhar mais do que ele. Costumo dizer que "ao lado de uma grande mulher existe um grande homem".
 
Outro ponto de destaque é a inteligência emocional, que pode ser de extrema relevância na gestão da carreira. Pesquisas demonstram que líderes de sucesso têm a inteligência emocional bem desenvolvida.  Segundo Daniel Goleman, ela é dividida em Intrapessoal (Autoconsciência, Autocontrole e Motivação) e Interpessoal (Empatia e Habilidades Sociais). Na primeira refere-se ao que se passa dentro da pessoa e na outra de que forma me relaciono com os outros.
 
Luz no túnel
Mas nem tudo está perdido. A jornada é difícil, mas também é maravilhosa.Procure olhar para dentro de si e verifique o que te faz feliz, com o que você quer trabalhar. Falo isto, pois, por muito tempo, fiz o que precisava ser feito para pagar minhas contas, mas não me sentia plenamente realizada. Muito importante, coloque-se em primeiro lugar, ou seja, busque no fundo do seu coração o que você quer para sua vida, não o que as pessoas ou a vaidade ou qualquer outra influência externa acredita que você deva fazer - faça o que VOCÊ deseja fazer. Qual seu sonho, como gostaria de ser reconhecida?
 
Descubra sua verdadeira vocação, seu propósito e lembre-se sempre de que você pode realizar esta mudança a qualquer momento de sua vida. Tenho visto com frequência mulheres com 35,40 anos que atingiram um sucesso profissional reavaliarem suas vidas e decidirem que a carreira que construíram e com a qual poderiam continuar confortavelmente não é mais o caminho que desejam seguir. E que ótimo, pois a vida é sua e o seu sucesso depende de você. Costumo dizer que a vida é cheia de escolhas e nelas vêm os "sim" e os "não", quando você diz sim para alguma coisa ou alguém imediatamente está dizendo não para outra coisa ou pessoa, avalie se você está feliz com suas escolhas, pois assim saberá que tem feito as escolhas corretas para ter uma vida plena.
 
Ana Lúcia Emmerich atua como coach e facilitadora no desenvolvimento do comportamento de empreendedores com metodologia da ONU. Realiza também oficinas e palestras sobre educação financeira, treinamento e desenvolvimento de líderes e atendimento a clientes, por meio do AprendaAki, do qual é idealizadora e sócia.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
 
http://callcenter.inf.br/