| Quinta-Feira - 21/09/2017
Pesquisar: busca:
Novas formas de procurar emprego
Tecnologia como importante aliada de empresas e candidatos no segmento de vagas operacionais 24/04/2017 02:32
» Marcio Furtado
Autor: Marcio Furtado

A maneira de procurar emprego vem mudando nos últimos anos e a tecnologia virou uma grande aliada, sobretudo do segmento de vagas operacionais, uma das que apresentam maior rotatividade (em média 80%).

Há alguns anos era regra recorrer ao papel para alcançar uma vaga, através da distribuição de currículos e procura em anúncios de jornal. Era comum passar o domingo vasculhando os classificados e segunda-feira sair com a pastinha na mão em busca da tão sonhada vaga.

Depois (e ainda hoje) passamos pela fase dos sites, que começaram a facilitar o processo, mas deixavam muitas lacunas. Até é possível encontrar uma oportunidade sem sair de casa ou mesmo contratar serviços de recolocação, mas isso se aplica mais a cargos de nível júnior (assistentes), pleno (analistas), sêniors (coordenadores) e gerenciais.

O segmento operacional dificilmente é contemplado ou tratado com as particularidades que esse perfil de candidato/vaga demanda. Esse setor é pessimamente atendido no Brasil. As empresas não possuem muitas alternativas para publicar vagas (geralmente varejo e serviços colocam placas escritas na porta dos estabelecimentos: "Contrata-se"). Sob o ponto de vista do trabalhador, ele geralmente pede indicação de colegas ou sai pessoalmente entregando seu CV impresso nos estabelecimentos. Perda de tempo e dinheiro.

Mas a tecnologia vem mudando esse cenário. Ela, quando bem utilizada, de forma inteligente é uma ótima parceira para ambos os lados. Pode fazer a conexão rápida e assertiva da oferta (trabalhador) e procura (empresa) e baratear significativamente os custos desse processo de ambos os lados, auferindo produtividade.

Hoje um candidato que queira trabalhar em restaurante, call center, hotelaria, recepção, entre outros, por exemplo, já pode recorrer a um app, por exemplo. A cada nova vaga que entrar buscando um candidato com suas características, ele receberá uma notificação online, onde estiver.  O processo é um facilitador também para as empresas, que podem contratar diretamente os candidatos que estejam dentro do perfil desejado.

É a tecnologia a serviço do homem, desempenhando o papel de agente social sustentável, colaborando para evitar desperdício de tempo e dinheiro.

Marcio Furtado é idealizador e diretor do Empreguei.

Compartilhe

Twitter Facebook Linkedin
 
http://callcenter.inf.br/